Cidades
Recomendação impede o armazenamento de ácido sulfúrico em porto de Maceió
Ministério de Portos e Aeroportos acata recomendação conjunta realizada pela Defensoria Pública da União, pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público de Alagoas
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) acatou recomendação conjunta feita pela Defensoria Pública da União (DPU), pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL) que pediu anulação ou revogação de dispositivo que qualifica o terminal MAC10 – localizado no Porto de Jaraguá, em Maceió – para movimentação e armazenagem de granéis líquidos, principalmente ácido sulfúrico.
Em 2020, a multinacional francesa Timac obteve licença para construção de um terminal de armazenagem de granel líquido durante leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O projeto tinha como objetivo a instalação de uma unidade de recebimento e estocagem de ácido sulfúrico, para atender a fábrica de fertilizantes da Timac, em Santa Luzia do Norte. O terminal onde o produto ficaria armazenado seria construído em uma área de quase oito mil metros quadrados no porto, localizado entre as principais praias urbanas da cidade.
O ácido sulfúrico é altamente reativo e pode gerar substâncias tóxicas e inflamáveis em contato com outras substâncias. Pode gerar, por exemplo, gás sulfídrico, que é tóxico, quando em contato com esgotos, rios e lagoas; e gás hidrogênio, que é inflamável, quando diluído com água em reação com metais.
Após pressão da sociedade civil, a autorização ambiental para o armazenamento do ácido sulfúrico no local foi revogada. Após isso, a DPU e as outras instituições entraram com a recomendação conjunta em maio de 2024. Os órgãos pediram a adequação do projeto do Terminal MAC10 ou a anulação/revogação do arrendamento. O documento alertava para riscos ao meio ambiente, à população, ao potencial turístico e à pesca.
Os órgãos defenderam que não houve a devida avaliação de impactos ambientais antes da publicação do decreto que autorizou a qualificação do terminal, uma vez que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) não avaliou os riscos do empreendimento.
Depois da recomendação, a Antaq reconheceu a possibilidade de transferência de titularidade do contrato de arrendamento da empresa Timac para a Tecal Terminal de Combustíveis de Alagoas. O processo foi enviado à Secretaria de Portos para análise da transferência, o que foi autorizado. Atualmente, o processo está na consultoria jurídica do MPOR.
O requerimento apresentado pelas empresas Timac e Tecal propõe a exclusão da referência específica à carga “ácido sulfúrico” do contrato, mantendo o perfil de carga como granel líquido.
Leia também
Riscos ambientais MPF, MP/AL e DPU emitem recomendação para impedir instalação de terminal de ácido sulfúrico no Porto de Maceió Reunião Revogação de decreto que autoriza armazenamento de ácido sulfúrico no Porto de Maceió ganha força Em Brasília Secretaria do Meio Ambiente discute com Ibama revogação de decreto que autoriza ácido sulfúrico no porto de Maceió Reunião de conselho Semarh ressalta importância de revogação do decreto sobre armazenamento de ácido sulfúrico no Porto de Maceió Incongruências Pedido de licença ambiental para depósito de ácido sulfúrico no Porto de Maceió é indeferido pelo IMA Dudu Ronalsa Deputado solicita que órgãos ambientais neguem licença para instalação de tanques de ácido sulfúrico no Porto de Maceió Solicitação da empresa Licença ambiental para depósito de ácido sulfúrico no Porto está sob análise, informa IMA Perícia Impactos ambientais na instalação de depósito de ácido sulfúrico no Porto de Maceió são investigados pelo MPF Nota PT desaprova terminal de ácido sulfúrico na orla de Maceió Jaraguá Ministério Público adota providências sobre instalação de terminal de ácido sulfúrico no Porto de Maceió Sindav Sindicato aponta riscos na construção de depósito de ácido sulfúrico no Porto de Maceió Meio Ambiente OAB quer esclarecimentos sobre armazenamento de ácido sulfúrico em Porto de MaceióMais lidas
-
1Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
2Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
-
5Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil




